Na hora de preparar legumes, muita gente coloca tudo na panela ao mesmo tempo, acreditando que o calor vai resolver tudo. No entanto, essa prática pode comprometer a textura, o sabor e até os nutrientes dos alimentos.
Para evitar erros na cozinha, veja abaixo combinações que não funcionam bem e entenda o motivo de cada uma.
O tomate, por ser ácido, atrasa o cozimento da batata. Mesmo após muito tempo no fogo, ela pode continuar dura. Além disso, o ácido oxálico do tomate interfere na absorção de cálcio da batata.
A beterraba leva mais tempo para cozinhar do que a cenoura. Quando você cozinha as duas juntas, a cenoura tende a desmanchar antes da beterraba amolecer completamente.
A couve-flor cozinha rapidamente, enquanto a cenoura demora mais. Isso faz com que a couve-flor fique mole demais ou até se desfaça na panela.
Ao cozinhar, o repolho libera compostos sulfurados. Esses compostos alteram o cheiro e o sabor dos alimentos ao redor, como a batata, deixando o prato menos agradável.
O espinafre contém ácido oxálico, que se liga ao cálcio e forma compostos insolúveis. Isso prejudica a absorção do cálcio, comprometendo os benefícios nutricionais da refeição.
A abobrinha cozinha em poucos minutos, já a batata-doce demora mais. Ao cozinhar juntas, a abobrinha pode se desfazer, enquanto a batata-doce ainda não está no ponto ideal.