As inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que tiveram início no dia 28 de julho, terminam nesta sexta-feira (22).
Os candidatos podem se inscrever pelo site https://sigconcursos.uema.br, com taxa de R$ 85. A prova será realizada em etapa única no dia 30 de novembro e o resultado final está previsto para 29 de janeiro de 2026.
Nesta etapa, serão ofertadas 5.980 vagas, sendo 5.130 para a Uema e 850 para a UemaSul. Este ano, o vestibular marca a implementação de um novo sistema de vagas, conforme estabelece a Medida Provisória nº 497/2025.
A medida estabelece a reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Além disso, dentro desse percentual, eles destinarão metade das vagas a candidatos de famílias com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos.
Também há reserva proporcional para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, conforme dados do IBGE, inseridos nos 50% de reserva para egressos da rede pública. Além desse percentual, haverá reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais (PMMA e CBMMA) para candidatos negros.
Conforme o Manual do Paes, ao se inscrever, o candidato deve escolher entre concorrer na ampla concorrência ou pelo sistema especial de reserva de vagas. Caso opte pelas reservas, é obrigatório anexar toda a documentação exigida no ato da inscrição.
A falta de documentos fará com que o candidato migre automaticamente para a ampla concorrência. Por isso, é fundamental a leitura atenta do subitem 4.1 do edital que disciplina o Paes 2026. A inscrição exige ainda foto 3×4 atualizada, documento oficial de identificação e conferência rigorosa de todos os dados informados antes da geração do boleto de pagamento.
Uma das grandes novidades do Paes 2026 é a ampliação da oferta de cursos de graduação. Com efeito, a Uema passará a oferecer no vestibular do ano que vem mais 20 novos cursos presenciais, distribuídos em 12 Campi, nas áreas de saúde, tecnologia, ciências humanas e sociais.